Por que sua história precisa de edição?
- lmccabrero
- 17 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Uma noção bastante equivocada que as pessoas têm com a escrita é que, a partir do momento em que o autor coloca o ponto final na história, o texto já está pronto para chegar ao leitor.
No mínimo o autor pode encomendar uma revisão ortográfica e gramatical que não interfira de maneira muito drástica no texto. Você pode apenas fazer isso? Claro, você é dono da história, afinal. É de bom tom? Não muito.
Já falamos aqui no blog sobre a leitura crítica e como ela é pensada para apontar pontos de melhora no texto. Chegou a hora de falarmos sobre uma etapa que oferece uma interferência ainda maior no texto, que é a edição.
O que é a edição?
A edição é uma etapa em que um profissional (contratado pelo autor ou pela editora que está interessada no livro) sugere mudanças na história. Elas podem partir desde a ordem das cenas quanto mudanças significativas nos plots e personagens.
A edição é bem mais invasiva que a leitura crítica, visto que aponta os caminhos que o autor deve seguir para saldar os pontos de melhora no texto.
E precisamos admitir, pela descrição ela parece ser um tanto quanto desagradável, não é? Afinal, você passou meses, talvez anos, escrevendo uma história para uma pessoa chegar apontando o que você precisa melhorar.
Isso mexe com o ego de qualquer um.
Mas não precisa ser assim. A edição não precisa ser uma etapa dolorosa para o autor. Quanto mais cedo o autor entender que ter outras pessoas cutucando no texto é uma etapa importante para o sucesso do texto, melhor.
Um bom editor não vai fazer o autor se sentir mal no processo. Na verdade, acontece o contrário, um bom editor vai saber conversar com o autor e entendê-lo a fim de alcançar o melhor resultado.
Por que se preocupar com uma edição?
Quando escrevemos, nós passamos meses e anos olhando para a mesma história, os mesmos personagens e escolhas de palavras que são inteiramente nossas. Isso deixa nosso olhar bastante viciado, nos impedindo de enxergar muitos dos problemas que uma história pode ter.
A edição é um olhar fresco para com o texto, longe dos vícios que o autor pode ter empregado na história.
Ele também mostra um comprometimento com a vontade de contar a história da melhor maneira possível. Abrir seu texto para os apontamentos de outra pessoa mostra um profissionalismo e a compreensão de que a história e a jornada dos personagens deve ser a coisa mais importante para o autor.
E aí, preparado para encarar a edição da sua história nova?
Kommentare